promo
Home Leitura Monografia Jogos na matemática
Jogos na matemática PDF Imprimir E-mail
Referência: SANTOS, E. S. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. A utilização de jogos na educação matemática. 2006. 27 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2006.

Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar a importância que a matemática exerce na vida do aluno seja no desenvolvimento de seu raciocínio ou na resolução de problemas diários. A matemática ainda é considerada como a maior vilã, dentre todas as disciplinas escolares, visão que reflete a falta de entendimento dos conceitos estudados no processo de ensino-aprendizagem. Considerando então, essa idéia tão negativa em relação à disciplina, seria importante salientar que, cabe ao educador despertar no educando o interesse pela matemática, utilizando para isso um processo mais criativo, desta maneira a aprendizagem, tornar-se-ia, satisfatória para ambas as partes. Então porque não desenvolver os respectivos conceitos lógicos matemáticos através de jogos e brincadeiras, já que são tão importantes para o desenvolvimento do indivíduo como um todo? Destaca-se aqui a importância dos jogos nas aulas de matemática, já que eles estimulam o interesse dos alunos pela disciplina, tornam as aulas mais interessantes, possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e colabora também no convívio social, devido uma maior interação que esses jogos proporcionam entre os alunos. A intenção, ao desenvolver este trabalho, é de enriquecer a minha prática pedagógica e tornar o ambiente da sala de aula mais rico e prazeroso, e mostrar que o jogo pode ser um instrumento real de resolução de problemas. Este trabalho também ressaltará as dificuldades encontradas por alunos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Verdadeiramente, tenho por objetivo mostrar que, antes de optar por um material ou um jogo, devemos refletir sobre a nossa proposta políticopedagógica; sobre o papel histórico da escola, sobre o tipo de aluno que queremos formar, sobre qual matemática acreditamos ser importante para esse aluno. E finalmente reafirmar que o professor não pode subjugar sua metodologia de ensino a algum tipo de material porque ele é atraente ou lúdico. Nenhum material é válido por si só. A simples introdução de jogos ou atividades no ensino da matemática não garante uma melhor aprendizagem desta disciplina.

Download: http://www.4shared.com/file/194969246/7352d4d6/Mono_7-_Jogos_na_matematica.html
 

Pesquise no Site

Informativo

Cadastre-se para receber nosso informativo por e-mail.



Siga-nos

siga